Recomendações OMS (Organização Mundial de Saúde) / Associação Portuguesa de Pediatria (APP) e Secção de Neonatologia da SPP

O seu filho deve dormir sempre de costas
Esta medida permitiu reduções da mortalidade entre 20 e 67%, sem aumento do número de mortes por aspiração de vómito. Não devem ser utilizados sistemas de contenção, como rolos, faixas, etc. Os monitores em casa não diminuem o risco de morte súbita e não permitem a detecção das apneias obstrutivas.

O seu filho deve dormir numa cama apropriada
Até aos 2 anos o bebé deve dormir numa cama de grades, sobre um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama ou berço, para que não fique qualquer espaço entre o colchão e as grades. O uso de colchões moles e de edredão em vez de lençóis e cobertor, pode possibilitar a sufocação.

Destape a cabeça do seu bebé
A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. Não deve usar almofada, fralda, gorros, babetes ou outras peças que possam tapar-lhe a cabeça. Não cubra demasiado o lactente – a cabeça deve estar sempre descoberta – a roupa não deve ultrapassar os ombros e os cobertores não devem ser pesados.

Não use cobertores nem edredões
Quando precisar de aquecer o bebé opte por sacos de dormir com fecho. Se preferir mesmo as mantas nunca as ponha acima da linha das axilas do bebé e prenda-as firmemente ao colchão. Nunca deixe roupa de cama solta de maneira a evitar que a criança a puxe para cima da cara.

Evite o sobreaquecimento

Não coloque o bebé na sua cama para dormir
O bebé deve dormir numa cama adequada. Durante os primeiros seis meses a cama deve estar colocada ao lado da cama da mãe.

O bebé acordado pode estar noutras posições
Ensine o seu bebé a dormir de barriga para cima e a brincar de barriga para baixo.

A chupeta pode reduzir o risco de morte súbita
Ofereça uma chucha ao bebé para dormir mas se ele a rejeitar não force. Se o bebé for amamentado, a chupeta não deve ser oferecida nas primeiras semanas de vida, pois pode prejudicar a adaptação de bebé à mama.

Não fume durante a gravidez, nem depois
O risco deSMSLaumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Quando o pai também fuma, o risco agrava-se mais. Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira – quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.